•  
     

INSTALAÇÃO DO PHP e MYSQL (COMPLEMENTO DO SERVIDOR HTTP)

Avatar do Utilizador
bob
Membro
Membro
Mensagens: 131
Registado: 26 jan 2013 22:29
Nesta aula vamos instalar o PHP e o Mysql, para formar um servidor LAMP com objetivo de poder usar o banco de dados Mysql e o PHP e poder deixar nosso servidor WEB com possibilidades mais eficientes, a partir dai iremos configurar o PHPBB, que é um exemplo de fórum, estável e funcional.
Para quem não conhece o LAMP, ele é a junção de Linux + Apache + Mysql + PHP, existe também uma versão para Windows chamada WAMP, onde o W é referente a Windows.


Instalação do PHP:

apt-get install php5

Com o interpretador PHP instalado, falta instalar o módulo do Apache 2, que no Debian está disponível através do pacote "libapache2-mod-php5", como em:
apt-get install libapache2-mod-php5

O módulo "libapache2-mod-php5" é instalado dentro da pasta "/usr/lib/apache2/modules/" e são criados dois arquivos dentro da pasta "/etc/apache2/mods-available/", com, respectivamente, a ativação do módulo e as associações de arquivos. Para ativar o suporte a PHP, é preciso copiar ambos para a pasta "/etc/apache2/mods-enabled/":

# cd /etc/apache2/mods-available/
# cp -a php5.conf php5.load ../mods-enabled/


Como vimos, você pode automatizar esta etapa ativando o módulo através do a2enmod, que cria os links automaticamente:

a2enmod php5

Não se esqueça de atualizar a configuração do Apache: /etc/init.d/apache2 force-reload

A partir daí, o Apache continua exibindo diretamente páginas com extensão .htm ou .html, mas passa a entregar as páginas .php ou .phps ao interpretador php, que faz o processamento necessário e devolve uma página html simples ao Apache, que se encarrega de enviá-la ao cliente.

Quase sempre, os sistemas desenvolvidos em PHP utilizam também um banco de dados MySQL ou Postgre SQL. Para utilizá-los, você precisa ter instalados (além do MySQL ou Postgre propriamente ditos) os módulos "php4-mysql" e "php4-pgsql" (ou respectivamente "php5-mysql" e "php5-pgsql" ao usar o PHP 5), que permitem aos scripts em PHP acessarem o banco de dados:

apt-get install php5-mysql
ou
apt-get install php5-pgsql

Não se esqueça de reiniciar o Apache, para que as alterações entrem em vigor.

Para verificar se o PHP está realmente ativo (em qualquer versão do Apache), crie um arquivo de texto chamado "info.php" (ou outro nome qualquer, seguido da extensão .php) dentro da pasta do servidor web, contendo apenas a linha abaixo:

<?php phpinfo( ); ?>

Salve o arquivo e abra a página através do navegador. A função "phpinfo", que usamos no arquivo, faz com que o servidor exiba uma página com detalhes do configuração do PHP e módulos ativos.

Depois de verificar, remova o arquivo, pois não é interessante que essas informações fiquem disponíveis ao público.


Instalando o MySQL:

O MySQL é um banco de dados extremamente versátil, usado para os mais diversos fins. Você pode acessar o banco de dados a partir de um script em PHP, através de um aplicativo desenvolvido em C ou C++, ou praticamente qualquer outra linguagem.

apt-get install mysql-server

Antes de iniciar o serviço, rode o comando "mysql_install_db", que cria a base de dados "mysql", usada para armazenar informações sobre todas as outras criadas posteriormente, e uma base chamada "test", que pode ser usada para testar o servidor:

mysql_install_db

O passo seguinte é ativar o servidor:

/etc/init.d/mysql start

O MySQL possui um usuário padrão chamado "root", que, assim como o root do sistema, tem acesso completo a todas as bases de dados e é usado para fazer a configuração inicial do sistema, assim como tarefas de manutenção. Esta conta inicialmente não tem senha, por isso você deve definir uma logo depois de iniciar o serviço, usando o comando "mysqladmin -u root password senha", incluindo a senha desejada diretamente no comando, como em:

mysqladmin -u root password 123456

Vamos instalar um gerenciador gráfico para administração do banco de dados, para isso vamos utilizar o phpmyadmin:

apt-get install phpmyadmin
cp –r /usr/share/phpmyadmin /var/www/phpmyadmin

Depois de instalado, acesse o endereço "http://127.0.0.1/phpmyadmin/" ou "https://127.0.0.1/phpmyadmin/" e você cairá na tela de administração do phpMyAdmin, onde você pode logar-se usando qualquer uma das contas registradas no MySQL. Use o root para tarefas administrativas, quando for necessário ter acesso a todas as bases ou fazer backup de tudo, e uma das contas restritas para acessar uma base específica. Por questões de segurança, a configuração padrão permite que ele seja acessado apenas localmente.

Uma observação importante é que ao ser usado em conjunto com o Apache, instalado no mesmo servidor que ele, o MySQL é acessado apenas localmente, através da interface de loopback. O Apache envia a requisição ao módulo PHP que faz o acesso ao banco de dados, tudo localmente.

Vamos agora instalar o fórum PHPBB:

O phpBB tem código aberto e é gratuito, você pode baixá-lo no
http://www.phpbb.com/downloads.php

Para instalar, salve-o dentro da pasta "/var/www" (ou a pasta de dados do seu servidor Apache, caso esteja usando outro diretório) e renomeie a pasta criada para o diretório onde o fórum deve ficar acessível. No meu caso, estou instalando-o na pasta "forum/":

cd /var/www
tar -jxvf phpBB-3.0.11.tar.bz2
rm -f phpBB-3.0.11.tar.bz2
mv phpBB3/ forum


Aproveite para instalar também o suporte à internacionalização. O phpBB já foi traduzido para vários idiomas, incluindo português do Brasil. Comece baixando o arquivo "lang_portuguese.tar.gz" (que contém a tradução propriamente dita) e descompacte-o dentro da pasta "/var/www/forum/language". Baixe, em seguida, o arquivo "subSilver_portuguese_brazil.tar.gz" (que contém botões e ícones com o texto de legenda traduzido) e descompacte-o na pasta "/var/www/forum/templates".

Para descompactar use o comando gunzip nome do arquivo.zip

Depois de copiar os arquivos, acesse a página "/forum/install/install.php" dentro da árvore do seu site. O acesso pode ser feito tanto localmente (http://127.0.0.1/forum/phpBB3/install/install.php) quanto via internet. Esta é a página usada para concluir a instalação. É importante que você acesse a página assim que os arquivos forem copiados, pois ela fica acessível para qualquer um.

Preencha os campos com as informações do seu servidor:

- Database Type: Escolha o MySQL 4.x ou MySQL 3.x, de acordo com a versão instalada. Note que o phpBB também oferece suporte ao PostgreSQL e até mesmo ao MS SQL Server, caso o Apache esteja rodando sobre o Windows.

- Database Server Hostname / DSN: O phpBB pode acessar um servidor MySQL instalado em outra máquina da rede, não é necessário que o Apache e o MySQL estejam instalados na mesma máquina. Separar os dois é interessante do ponto de vista da performance e também da segurança, mas, por outro lado, é mais caro e trabalhoso. Caso o MySQL esteja instalado na mesma máquina, mantenha o "localhost", do contrário, informe o endereço IP ou domínio do servidor a ser utilizado.

- Your Database Name: Aqui você indica a base de dados que será usada pelo fórum. Criamos a base de dados "phpbb". Caso você esteja instalando só para testar, pode usar
também a base de dados "test", criada por padrão.

- Database Username: Ao criar a base "phpbb" criamos também o usuário "phpbb", com acesso a ela. Ao instalar para teste, você pode usar a conta "root", que tem acesso a tudo, mas isso não é recomendável do ponto de vista da segurança. Nunca use o root em uma instalação que vá ficar disponível na internet.

- Database Password: A senha do usuário indicado na opção acima.

- Prefix for tables in database: phpbb_ (mantenha o default).

- Admin Email Address: seu@email.com (um e-mail válido para o envio de mensagens de erro e alertas).

- Domain Name: Aqui vai o domínio do seu site, como "meunome.com.br". Se você está fazendo uma instalação de teste, fora do servidor real, deixe o valor padrão.

- Server Port: 80 (porta onde o servidor Apache está disponível. Informe a porta correta caso
tenha alterado a configuração do Apache)

- Script path: /forum/ (pasta no servidor onde está instalado o fórum).

- Administrator Username: admin (o login que você usará para administrar o fórum).

Ao terminar, clique no "Start Install" e feche a janela do navegador. Caso apareçam mensagens de erro, significa que o suporte a PHP, o banco de dados MySQL ou o módulo phpmysql não estão instalados corretamente. Verifique se todos os pacotes foram instalados sem erros, se o servidor MySQL está ativo e se você não se esqueceu de reiniciar o Apache depois de ter instalado o suporte a PHP.
É importante deletar as pastas "install" e "contrib" dentro da pasta do fórum, que contém arquivos necessários apenas durante a instalação:

cd /var/www/forum/
rm -rf install contrib


Terminados esses passos, seu fórum já estará funcionando. Assim como qualquer gerenciador que se preze, o phpBB oferece um painel de administração, que fica disponível ao se logar usando a conta administrativa criada durante a instalação. Através do painel, você pode criar novas salas, alterar as configurações do fórum, moderar e assim por diante.


Ressuscitado pela última vez por bob em 28 mar 2013 02:49.

Voltar para “Forum”

  •  
     

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes