•  
     

[TUTORIAL] INICIANTES EM PROGRAMAÇÃO !



antes de mais nada esse tutorial nao tem como OBJ tranformar leigos em profissionais da noite pro dia, quem quer se tornar um programador aprendera muito mais com a pratica. Aqui é só uma breve introdução sobre o que se deve saber antes de escolher uma linguagem de programação e algumas informacoes úteis.

Introdução

O computador tem sua própria linguagem que é a linguagem de máquina e ele entende somente ela. Essa linguagem é incomoda para nos por ser formada geralmente por seqüências de números e é aí que entram as linguagens de programação chamadas de alto nível. Basicamente, essas linguagens servem para nos humanos mandarmos o computador fazer uma tarefa especifica de um jeito mais rápido e amigavel. Uma vez feito o codigo ele é traduzido para a linguagem de máquina pelos compiladores.

Lógica e algoritmos

Todo software ou parte dele tem algum objetivo a ser alcançado e deve se pensar na resolução desse problema em etapas seqüenciais e lógicas. Um exemplo simples é levantar da cama e ir trabalhar:
1-Levantar da cama
2-Tirar a roupa
3-Tomar banho
4-Vestir-se
5-Tomar café da manha
6-Ir para o trabalho
Esses passos devem seguir uma ordem correta para alcançar o objetivo, por exemplo, se as etapas 3 e 4 se invertessem a pessoa chegaria molhada ao trabalho. Essa seqüência que segue uma lógica para resolução de um problema é chamada de algoritmo. Tendo o algoritmo, é só passá-lo para alguma linguagem de programação.

Pseudocódigo

Pseudocódigos são usados para formar os algoritmos antes de começar a programar realmente. Eles são faceis de ler e podem ser feitos para ver como vai funcionar a lógica. Outro exemplo simples, analisar se a media final de um aluno é o bastante para ele passar de ano (considerando 2 notas):

1-Conseguir as notas do aluno
2-Somar as notas
3-Dividir por 2
4-Se a media for maior ou igual a 70
Imprimir na tela "Aprovado"
Senão
Imprimir na tela "Reprovado"


Código e linguagens

Sabendo o que é e como tudo funciona é hora de começar a programar, mas antes disso é preciso escolher a linguagem. Nessa escolha o que tem que se aprender é a sintaxe da linguagem escolhida, pois tudo já começou no algoritmo e de uma forma geral você pode fazer a mesma coisa com diferentes linguagens usando o mesmo algoritmo. Algumas linguagens são mais usadas para aprendizagem por serem mais simples, Pascal por exemplo, depois cada um pode escolher outra com mais recursos. Como exemplo vou mostrar o código da media do aluno em Pascal e Java.

Pascal

program mediaGeral;

var nota1, nota2, soma, media:real;

Código: Selecionar todos

begin
soma := 0;
writeln('Digite o valor da primeira nota:');
read(nota1);

writeln('Digite o valor da segunda nota:');
read(nota2);

soma := nota1 + nota2;
media := soma/2;

if media >= 7 then

writeln('Média: ',media:2:1, ' - Aprovado')
else

writeln('Média: ',media:2:1, ' - Reprovado');

end.

Java

Código: Selecionar todos

import javax.swing.JOptionPane;

class Media {

public static void main(String[] args) {

String primeiroNumero, segundoNumero;
int nota1, nota2, soma=0;
double media=0;

primeiroNumero = JOptionPane.showInputDialog("Digite o valor da primeira nota:");
segundoNumero = JOptionPane.showInputDialog("Digite o valor da segunda nota:");

nota1 = Integer.parseInt(primeiroNumero);
nota2 = Integer.parseInt(segundoNumero);

soma += nota1 + nota2;
media += soma/2;

if (media >= 7)

System.out.println("Média: " + media + " - Aprovado");
else

System.out.println("Média: " + media + " - Reprovado");
System.exit(0);


}
}
Isso é só para ter uma idéia do código e como da para ver, em alguns lugares eles são bem parecidos. Coisas como program, class, writeln fazem parte da sintaxe, cada linguagem tem a sua e ela deve ser aprendida antes de começar a programar.

CREDITOS: pishisall
Página inicial